Allianz Partners, empresa líder em Seguros e Assistência, sublinha a importância de conhecer o quadro legal que protege cada compra realizada para o regresso às aulas, tanto em estabelecimentos físicos como online, bem como os direitos dos consumidores, num ano em que os preços são 10% mais elevados que no anterior.

O regresso às aulas é uma das épocas mais desafiantes para as famílias, com gastos substanciais que impactam o orçamento familiar. Segundo vários estudos já publicados, há uma média clara que podemos avaliar. É aceite afirmar que os encarregados de educação em Portugal deverão gastar em média 598 euros por criança neste ano letivo, representando até uma redução de 34 euros em relação ao ano anterior, segundo os mesmos estudos, porém continuando a ser um valor muito alto de custo para uma família normal portuguesa.

A Allianz Partners, líder em Seguros e Assistência, sublinha nesta altura de consumo a importância de garantir que todas as compras sejam feitas de forma segura e consciente, protegendo os consumidores em cada etapa do processo.

Embora as despesas escolares variem, é possível reduzir os custos ao reutilizar materiais do ano anterior, recorrer a compras em segunda mão e planear as aquisições com antecedência.

As associações de consumidores recomendam ainda comparar preços em lojas físicas e online para evitar gastos desnecessários.

Regras de Proteção para Compras Escolares

A Allianz Partners partilha algumas dicas essenciais para assegurar uma maior proteção ao realizar compras, tanto presencialmente como online:

Em Lojas Físicas:

• Verificar as políticas de devolução de cada loja. A devolução sem motivo não é obrigatória.
  • Em caso de devolução com vale, este não pode ter data de validade.
  • Guardar sempre os talões de compra, essenciais para reclamação de garantia.
  • Assegurar-se de que a loja oferece o livro de reclamações.

Compras Online:

• Proteger os dispositivos para garantir uma navegação segura e evitar malware.
  • Evitar redes Wi-Fi públicas que não garantem a proteção dos dados.
  • Confirmar que a página de compra online é segura, com início em "HTTPS" e o ícone de cadeado visível.